Pular para o conteúdo principal

BICOS RUSSOS – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Sabe aqueles lindos bolos decorados com flores feitas de buttercream ou glacê real? Verdadeiras obras de arte com cenários da natureza que mais parecem um mini bosque encantado!
O que são bicos russos?
Essa decoração, antes confeccionada apenas por confeiteiros experientes, agora é mais fácil de fazer graças a ferramentas criadas especialmente para esse propósito: os bicos russos. Também conhecidos como Russian Piping ou Russian Piping Snozzles, tratam-se de bicos de confeitar com aberturas diferenciadas que formam lindas flores com acabamento impecável e de um jeito muito mais prático que com o uso de bicos tradicionais, sem você precisar dominar nenhum tipo de técnica de confeitaria.
bisco russo

Como usar bicos russos

Não é preciso ter muita habilidade para usá-los e existem diversas opções, cada um com um efeito mais especial que o outro. Além de flores e folhas, os bicos russos também estão disponíveis em modelos que dão efeito de babado. Você pode soltar sua criatividade em bolos de aniversário, bolos de casamento, tortas, pavês, docinhos e cupcakes. Esse trabalho valoriza muito seus doces, que vão ficar com cara de vitrine de confeitaria!
guia bico russo
Para fazer uso de um bico russo, basta encaixá-lo em um saco de confeitar, encher com a cobertura de sua preferência e apertar para que o creme saia com o formato desejado. Apesar de ser uma técnica simples, há alguns cuidados para garantir que a execução ocorra sem erros.
Uma novidade além dos tradicionais bicos russos de flores, são os Bicos russos esferas, que fazem uma decoração linda no cupcake sem muito esforço:
bico russo esfera

Dicas para usar o Bico russo

O primeiro é sempre utilizar coberturas firmes, como buttercream e glacê real. Se preferir o buttercream, é indicado deixar o saco de confeitar já preenchido por alguns minutos na geladeira antes de começar a aplicação. Outra dica é evitar trabalhar em ambientes muito quentes.
como usar bico russo
Ao utilizar bicos tradicionais, muitas vezes é necessário posicioná-los a um ângulo de 45º da superfície. Já com os bicos russos, o ideal é mantê-los a 90º da base, ou seja, retos. Outra diferença é que, na hora de aplicar a cobertura, você não deve encostar o bico na base, mas deixá-lo a alguns milímetros de distância do bolo. Depois, puxe para cima devagar e com cuidado, apertando bem de leve. Quando estiver satisfeito com o tamanho, pare de apertar e, em seguida, levante sua mão para retirar o bico e fazer uma nova flor.
Para decorar com esses bicos, o ideal é utilizar sacos de confeitar descartáveis. Isso porque eles são mais grossos que os tradicionais, ou seja, você teria que fazer uma abertura maior em um saco de tecido que já tenha em casa.

Onde encontrar bicos russos

Os bicos russos de confeitar podem ser encontrados em grandes lojas especializadas em confeitaria ou em lojas virtuais.

Receita de cobertura para usar com os Bicos russos

buttercream receita
Receita de Buttercream
Ingredientes:
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado
2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de extrato de baunilha
Modo de Preparo:
Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. Junte o açúcar até ficar fofinho (vai bater quase uns 6-8 minutos).
unte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos.
Leve à geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.
A receita básica é ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se você quiser fazer um enfeite mais encorpado certamente precisará de mais açúcar no creme. Sendo assim, misture às colheradas até atingir a consistência desejada, ok?!
Mas existe um truque caso o buttercream esteja muito grosso, adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite e se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de açúcar de confeiteiro.
• Consistência firme – flores, laços, folhas…
• Consistência média – Cobrir cupcakes e bolos.
• Consistência fina – fazer arabescos, escrever nomes..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

INGREDIENTES 1 kg de mandioca cozida Escondidinho de carne seca 1 lata de creme de leite com soro 2 colheres de margarina 1/2 kg de carne-seca dessalgada e cozida 1 cebola média picadinha 4 dentes de alho esmagados 2 tomates sem casca e picados sal e pimenta a gosto queijo ralado a gosto MODO DE PREPARO Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal. Quando estiverem bem misturados acrescente o creme de leite, misture e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente a carne-seca desfiada e deixe fritar um pouco. Acrescente os tomates e deixe cozinhar até ficarem murchos e acerte o sal se achar necessário. Em um refratário untado com azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar.

pão de alho para churrasco

O  pão de alho para churrasco   é o acompanhamento indispensável em qualquer confraternização. O pão de alho é unanimidade entre diferentes perfis: crianças, mulheres, homens e até os amigos vegetarianos que jamais devem ser esquecidos. Esse aperitivo tão amado pelos brasileiros tem suas origens na culinária italiana. O pão de alho, basicamente, consiste em um pão guarnecido com um recheio pastoso e bastante temperado. Os  ingredientes  desse recheio variam bastante conforme as preferências de quem faz, mas seguem um padrão, levando em sua composição maionese, azeite, alho e manteiga. O pão de alho pode ser servido em diferentes ocasiões, tais como uma  entrada da refeição ou mesmo um acompanhamento . Para saber como faz um pão de alho para churrasco, leia este artigo até o final. Leia também:  Conheça os melhores acompanhamentos para churrasco Receita de pão de alho para churrasco Quer surpreender seus convidados com uma  receita incrível de pão de alho ? Você só precisa do

Como se comunicar com o divino

Continuando a série «Conversas sobre o ODC”, com a palavra a agente de pastoral mineira, Sônia Rios. Ela foi coordenadora da Comunidade do Divino Espírito Santo, membro da equipe de liturgia e participa da Rede Celebra, em Belo Horizonte. Sônia nos relata a primeira experiência do ODC na Arquidiocese e seu testemunho ressoa o que muitas comunidades que celebram o Oficio experimentam. 1. Quando foi que a Comunidade do Divino Espírito Santo começou a celebrar o ODC? Sônia: Nossa Comunidade pertencia à Paróquia São Francisco, mas a distância era longa e tínhamos um obstáculo que era uma movimentada avenida de Belo Horizonte. Ela nos separava do restante da paróquia. O povo sentia muita falta de se reunir para celebrar a fé. De vez em quando, algum padre vinha celebrar conosco, mas ainda assim buscávamos um caminho… O ODC começou a ser celebrado em nossa comunidade no ano de 1992. Com a chegada das irmãzinhas de Jesus, de Foucault, começamos a reunir para a reza do oficio. Ele foi f